terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Fauna Cabo-Verdiana


A fauna cabo-verdiana é constituída principalmente por animais domésticos, aves, pequenos répteis, besouros e insetos endémicos.
Existem cerca de cento e cinco espécies de aves terrestres e marinhas sendo vinte e quatro espécies endémicas e as outras migratórias, da África e da Europa, como a garça-real. Uma boa parte das aves é marinha, construindo os seus ninhos em ecarpas ao redor das ilhas e ilhéus, por exemplo a Garça-vermelha e o Milhafre.
Garça-real


Garça-vermelha


Milhafre


Entres os répteis temos as lagartixas e os lagartos, por exemplo, o Macroscincus coctei (lagarto gigante) que pode atingir 50 cm de comprimento, é uma espécie muito rara e com grande risco de extinção.
Lagarto gigante


Por ser um conjunto de ilhas os animais marinhos são bem diversificados, Cabo Verde alberga 674 espécies de peixe, é considerado um dos três melhores locais do planeta para apanhar o espadarte azul do atlântico, que pesa em média entre 90 e 150 kg, sendo também um bom lugar pra apanhar outras espécies como o peixe-serra e outros da família do tubarão. Várias espécies de peixes podem ser vistas em diferentes épocas do ano como o dourado, salmonete, esmoregal, pargo, mero, moreia, taínha, cherne, atum, golfinhos, cachalote, orcas e baleias. Tendo também um grande número de crustáceos distinguindo-se as lagostas, presentes em duas espécies: Palinuridae (a lagosta rosa, verde e marrom) e a Scyllaridae (lagosta de pedra) e dois grupos de camarões, camarões de zonas costeiras e camarões de profundidade.
Espadarte Azul do Atlântico: 


Peixe-serra


Moréia Verde


Baleia Cachalote


Scyllaridae (lagosta de pedra)


Por trás dos promontórios é possível se avistar tartarugas gigantes, que estão em perigo de extinção e que desovam na ilha do Maio. Em Cabo Verde existem cinco espécies de Tartaruga: “Chelonia mydas” (Tartaruga verde), “Caretta Caretta” (Tartaruga Cabeçuda), “Eretmochelys imbricata”(Tartaruga-de-pente), “Lepidochelys olivacea” (Tartaruga oliva) e “Dermochelys coriacea” (Tartaruga-de-Couro). A partir de Junho e Julho elas procuram as praias Cabo-Verdianas para desovar os ovos que eclodem de Agosto até ao mês de Dezembro. As ilhas da Boavista, abrigam a maior parte destes animais enquanto o restante se abriga pelas ilhas do Sal, Maio, Santiago e São Vicente.
Tartaruga Verde


Tartaruga Cabeçuda


Tartaruga-de-Pente


Tartaruga Oliva


Tartaruga-de-Couro


Fontes: 



2 comentários:

  1. ajudou bastante na minha pesquisa, somente acrescentar umas informações a mais e o trabalho estaria ainda melhor

    ResponderExcluir
  2. quero detalhes da ilha da Brava por favor, poderia ser antes do dia 6 de Dezembro de 2018?

    ResponderExcluir